quarta-feira, 2 de março de 2011

Etimologia procendente


Tudo começou com este post "Quanta bobagem!...", publicado originalmente no blog "Relatos de Viagem e Reflexões", em 12/04/2008.


Quanta bobagem!...


"Duas maneiras de ser bobo:
levemente bobo, que é genial e que faz rir; ou
pesadamente bobo, que tenta carregar o mundo e não consegue."


Alegria Oriunda do Vale do Rio dos Prismas sobre os Muros das Fortalezas


"... de que lado dessa balança você está?
Bobagem mesmo é querer não ser bobo."


Mesdre



Dai, no blog Meu Cantinho, da amiga Letícia Menezes, veio a explicação, que reproduzo aqui (originalmente publicado no post 'Coisas de Mesdre' em 28/04/2008):


Coisas de Mesdre


Muitos ficaram confusos com o aparecimento aqui de Alegria Oriunda do Vale do Rio dos Prismas sobre os Muros das Fortalezas...

Vamos à explicação: estava eu deprimida e atolada no trabalho e estudos , pensando em mandar o blog pro espaço pois estava cometendo erros bobos (ortográficos) e me estressando com isso.

Aí entro no MSN e lá está André.
Conversando com ele, que sempre me faz rir, soltei a pérola:

"Duas maneiras de ser bobo: levemente bobo, que é genial e que faz rir; ou pesadamente bobo, que tenta carregar o mundo e não consegue."

Eu a boba pesada, ele o bobo leve, é bom deixar claro.
A questão é que ele quis pôr a frase no blog e sem saber se gostaria de ser mencionada criou um pseudônimo com a etimologia do meu nome!
Ele explica melhor:


"Etimologia = do grego étimos + logos, estudo da origem (ou verdadeiro significado) das palavras
Letícia = do latim, Alegria
Menezes = do ibérico, filho de Menez ou oriundo da região do vale do Rio Mena

A desinência "es" ou "ez" dos nomes da península ibérica (Espanha e Portugal) quer fizer "filho/filha de" ou "procedente de" lugar, família ou pessoa conhecida.
Exemplos: Fernandes, filho de Fernando; Mendes, filho de Mendo, e do ibérico antigo mendo quer dizer montanha.

Assim, Menez refere-se à região do Rio Mena, e Mena por sua vez vem do espanhol arcáico Almena, que eram as pedras em forma de prisma colocadas nos alto dos muros da fortalezas.


( Mena, no topo da Muralha Ferndinanda, Porto, Portugal, by mfc )

( Muro com Mena, em Portugal, by mfc )

De modo que, uma interpretação livre para o significado etimológico de "Letícia Menezes" poderia ser "Alegria Oriunda do Vale do Rio dos Prismas sobre os Muros das Fortalezas".

Se achar a expressão "oriunda de" feia demais, pode trocar por "procedente de", "proveniente de", "nativa de", "que vem de", "cuja família origina-se em", ou simplesmente "da/do/de".

Os ibéricos simplicavam esse entendimento colocando apenas "-es" (ou "-ez") no final da palavra. O sufixo "-es" corresponde ao sentido dos sufixos "-son" em anglo-saxão, "-ov" ou "-ich" ou "-iski" em eslavo (russo, polonês), dos prefixos "Mac-" do escocês, "O'-" do irlandês, ou ainda dos nomes-do-meio "ben" em hebráico, "bin" em árabe, entre outras correspondências.
Exemplos: Johnson, Ivanov, Kowaski, MacGregor, O'Brian, Judah Ben Hur, Osama Bin Laden; todos uns filhos de John, Ivan, Kowas, Gregor, Brian, Hur e Laden. rsrs

André M"



Vejam bem, não é uma sabedoria salomônica?! kkk

Logo, eu que tambem estou apredendo a ser infame, passei desde então assinar os poemas que faço com esse pseudônimo, já para implicar com André que sempre me cobrava autoria.

Agora vocês já sabem de nossas implicâncias e brincadeiras! kkk

Boa semana a todos!


É também o meu desejo.

4 comentários:

mfc disse...

Complicado... complicadíssimo!

Daniela Carvalho disse...

Fantástico! E esta é a minha história: Estava eu preparando uma pregação sobre Alegria, que faz parte do fruto do Espírito, quando joguei no Google Alegria etimologia e um dos resultados foi este blog. Amei este post. Sou do tipo de pessoa que não gosta de falar de algo sem saber sua origem, e sou bastante curiosa também. Certa vez estava numa sala de cinema em Brasília, quando um pai foi indagado por sua filha que lia os ingredientes do chocolate que acabara de comer. A menina, que deveria ter uns 10 anos, perguntou: Pai da onde vem a baunilha? O pai não soube responder e eu não resistindo, me virei para traz, pedi desculpas pela intromissão e disse: A baunilha ou vanilla é extraída de uma espécie de orquídea que também tem este nome.

Andre Martin disse...


Daniela Carvalho:


Eu vi e trouxe favas de baunilha secas, das ilhas do Pacífico. É muito melhor e diferente do que essas essências que se encontram por aí.

E o que chamamos de "sorvete de CREME", lá fora no exterior é de "Vanille" mesmo. (mas nosso sorvete de creme da Kibon, apesar de delicioso, não tem gosto de baunilha...)

E sabe, essa história do cinema me lembrou outra, que reflete os tempos modernos.

O menino viu um bicho na TV e ficou intrigado sobre o que seria. Perguntou pro pai, que abismado respondeu: "Ora, é uma VACA! Não sabe o que é? De onde que você pensa que vem os HAMBÚRGUERES?". "Ué," respondeu a criança, "do SUPERMERCADO! De onde mais?"

Andre Martin disse...


mfc:


Sempre é...
E olha que a gente tenta descomplicar! kkkkk