domingo, 29 de março de 2009

Isto é má temática (1)

"Deus não joga dados com o Universo!"
Albert Einstein

"Um dia, quem sabe,
a -ciência sabiamente
pare de jogar pa- ou impa-
em nossa mente !"

Mesdre

Se Einstein pensa que o Universo deve ter um sentido, que não foi/é criado ao acaso, como num jogo de dados que os números aparecem aleatoriamente, recusando a sorte como determinística (mas nem por isto afirmando tratar-se de um plano deliberado), Mesdre acha que os cientistas ficam experimentando e levantando dados quase ao acaso, e que muitas teorias seriam decididas na base da sorte, ou do par-ou-ímpar; acha também que a sabedoria pode estar em deixar de ter impaciência ou de ficar jogando (dados, ou cartas, como no jogo de paciência), mas isto talvez aconteça só por acaso, com sorte! (rsrs)

De qualquer forma (ou fórmula), jogos, números e estatísticas têm a ver com "matemática". E podemos ver matemática em tudo. Se esta for infame, poderia ser uma má temática! Por favor, não mate a má tchica ! (rsrs)

Exemplo:

-ciência + pa- = pa- + -ciência
já que a ordem dos tratores (ou escavadeiras, como você preferir) não altera o viaduto, ops, digo, a ordem dos fatores não altera o produto (ou, no caso, a operação de adição)

pa- + -ciência = pa--ciência
já que somar e juntar é praticamente a mesma coisa

pa--ciência = pa+ciência
já que "menos com menos, dá mais"

pa+ciência = paciência
já que o sinal de mais diante de coisas positivas é opcional

-ciência + ( paR ou ímpaR ) =
= ( pa- + -ciência ) ou ( impa- + -ciência )
= paciência ou impaciência
já que a demonstração infame acima se aplica tanto para o prefixo pa- quanto ao prefixo impa-

E fica provado que
impaciência = paciência
já que tanto faz a ciência se for no par-ou-ímpar.
O que corrobora com a prática, já que quando numa discussão há aqueles impacientes, haja paciência para agüentá-los na mesma proporção!

OK, prometo trazer mais algumas infamidades matemáticas neste terreno "científico", nos próximos posts. Contem com isto! Ou melhor, haja paciência!

Nenhum comentário: