segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Interlínguas (4) : rixas

Viajando pelo mundo e curioso sobre história e origens das coisas e fatos, eu pude constatar que em todo lugar, em todos os povos, existe sempre um tipo de rixa, competição, animosidade, em maior ou menor grau, entre um povo e outro (em geral vizinho ou dominador/opressor histórico).

Essa rivalidade, vamos assim chamar, muitas vezes se traduz em piadas, já que preconceito é politicamente incorreto e inadequado nos dias de diversidade globalizante que vivemos. E essas piadas muitas vezes são explicitas em filmes, livros e cartuns. Passamos a entendê-las como algo cultural.

Por exemplo, todos sabem que ingleses e franceses não se bicam muito bem, e vice-versa. Podem ser ótimos parceiros comerciais, até terem laços familiares que os prendem lá e cá, mas já é mundialmente conhecido que numa primeira oportunidade um fala mal ou debocha do outro, e vice-versa.

É sabido que ir a Paris só sabendo falar inglês é um risco de ser ignorado nas ruas ao pedir informação, a despeito de seu interlocutor demonstrar ser um falante fluente do inglês somente depois que você lhe dirigir (ou pelo menos se esforçar em arriscar) algumas palavras e frases em francês. Triste, mas é verdade (e possívelmente não só em Paris)...

Do lado britânico também é compreensível esse "repúdio" ao francês depois de centenas de anos de dominação dos Normandos (pré-franceses) nas cortes da grande ilha, e ao constatar que 60% do vocabulário da língua inglesa é de origem latina por conta daquele tempo de submissão...

Esta seria uma justificativa plausível e razoável. Mas infamemente falando, acredito mesmo que essa animosidade tem a ver com a temperatura... Veja bem, pelos posts anteriores, fica evidente que povos desses dois idiomas suportam o clima de forma diferente... Enquanto uns gostam de um bom suadouro ["(é) bom suar!"], os outros reclamam que calor incomoda ["ai, (que) quente!"]. De modo que seria mesmo impossível franceses e ingleses freqüentarem a mesma sauna! (rsrs)

3 comentários:

Vivian disse...

...ainda bem que você rí.

sinal que percebe a sandice
dos assuntos inuteis...rsss

mas eu gosto...
num tem jeito.

bjus, boa semana, menino!

PreDatado disse...

Eu com uma francesa bom suar ou não partilharia a sauna. E com um a inglesa também mas nunca diria ai quente.

Andre Martin disse...


Vivian:


Acho que perceber sandices de assuntos inúteis é uma máxima aqui neste blog! (rsrs)


PreDatado:


Meu caro, certamente esta é a melhor maneira de se usar as línguas francesa e inglesa! (rsrs)