segunda-feira, 22 de março de 2010

Pérolas do ensino fundamental

Pérolas do ensino fundamental

Não raro, acabamos por receber emails com diversas frases divertidas cheias de non-sense ou de desinformação e devaneios daqueles que respondem questões de vestibular, ENEM, e outros exames eliminatórios para ingresso em faculdades, ou até mesmo extraídas de redações escolares.

Algumas são mesmo muito hilárias, outras reforçadas por comentários acrescentados a cada frase publicada (que, na minha opinião, são desnecessárias e fica parecendo que quem conta quer ser mais engraçado do que a piada).

Mas sempre achei que muitas delas são inventadas, compiladas de piadas populares ou de rodinhas de bar, e que caberiam bem se vestidas dentro daquela coleção que geralmente entitulam de "Pérolas".

Mas cheguei a conclusão que essa criatividade mista de ingenuidade e genialidade, realmente costuma acontecer, partindo muitas vezes de alunos inteligentes e que não estudaram direito.

Eis algumas pérolas reais, colhidas de um teste de história da classe do meu filho caçula:


Pergunta 1:
Conceitue Iluminismo.

Resposta 1:
É quando as pessoas dão mais razão à política, à sociedade e ao comércio.


Pergunta 2:
Por que as 13 colônias da América do Norte rebelaram-se contra a Inglaterra e proclamaram a independência?

Resposta 2:
Porque a Inglaterra estava tentando roubar as terras e dominá-los.


Pergunta 3:
Após a independência das 13 colônias, as duas principais correntes políticas foram a republicada e a federativa.
Explique a principal diferença entre ambas.

Resposta 3:
Os republicanos defendiam a república, e os federais defendiam o povo.


Pergunta 4:
Montesquieu defendia a idéia de um governo com três poderes.
Quais seriam esses poderes e por que o poder deveria ser dividido?

Resposta 4:
Um eram os burgueses, o outro era o povo, e o outro era o governo.
Não ter vantagens só para um lado.

6 comentários:

Mari disse...

Bom dia André!!!!
Pois é mue querido, a coisa está realmente feia no que se refere à educação neste país. Seja pelo pouco recurso que o governo destina, seja pelo despreparo de alguns mestres, seja ainda pela falta de interesse dos alunos (o que a meu ver é o mais triste de todas as razões).
Obrigada pelo carinho lá no Cantinho...adorei seu comentário, depois comento lá!
Boa semana!
Um beijo

Carmem L Vilanova disse...

Vamos mesmo de mau a pior... hehehehehehe...
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Erika Freitas disse...

Ah, o ensino médio!!! Bons tempos!
Uma boa também era aquela de biologia, "qual a função do esqueleto?" e a resposta era alguma coisa a ver com o castelo de Greyskull... não lembro muito bem...

André, mudei o nome do blog, na verdade desmudei, rs.
http://notas-descabidas.blogspot.com/

Eu sou doida e indecisa, eu sei! rs.

Jortas disse...

Estas coisas acontecem!
Coisas descabidas, mas com alguma lógica irracional.
Afinal quem construiu esta sociedade?
Não somos nós os educadores da presente geração de estudantes.
Sou docente, e muitas vezes fico doente, porque sinto que quase ninguém se preocupa com a curva da sapiência e da racionalidade.
Saber para quê?
Feliz Páscoa.

Reflexo d Alma disse...

Ei!
Estou chegando aqui pra conhecer,
ja percebo que vou adorar.
Passa la no meu canto, ha poesia e hj especialmente poema composto pra uma brincadeira
proposta entre blogueiros.
Bjins entre sonhos e delírios

Vanna disse...

Olha, tb tinha dúvida sobre a veracidade das pérolas, mas quando leio os textos dos meus alunos, fico certa do q eles são capazes quando o assunto é dissertar. rs
Abraços, abençoada Páscoa.