segunda-feira, 22 de março de 2010

Pérolas do ensino fundamental

Pérolas do ensino fundamental

Não raro, acabamos por receber emails com diversas frases divertidas cheias de non-sense ou de desinformação e devaneios daqueles que respondem questões de vestibular, ENEM, e outros exames eliminatórios para ingresso em faculdades, ou até mesmo extraídas de redações escolares.

Algumas são mesmo muito hilárias, outras reforçadas por comentários acrescentados a cada frase publicada (que, na minha opinião, são desnecessárias e fica parecendo que quem conta quer ser mais engraçado do que a piada).

Mas sempre achei que muitas delas são inventadas, compiladas de piadas populares ou de rodinhas de bar, e que caberiam bem se vestidas dentro daquela coleção que geralmente entitulam de "Pérolas".

Mas cheguei a conclusão que essa criatividade mista de ingenuidade e genialidade, realmente costuma acontecer, partindo muitas vezes de alunos inteligentes e que não estudaram direito.

Eis algumas pérolas reais, colhidas de um teste de história da classe do meu filho caçula:


Pergunta 1:
Conceitue Iluminismo.

Resposta 1:
É quando as pessoas dão mais razão à política, à sociedade e ao comércio.


Pergunta 2:
Por que as 13 colônias da América do Norte rebelaram-se contra a Inglaterra e proclamaram a independência?

Resposta 2:
Porque a Inglaterra estava tentando roubar as terras e dominá-los.


Pergunta 3:
Após a independência das 13 colônias, as duas principais correntes políticas foram a republicada e a federativa.
Explique a principal diferença entre ambas.

Resposta 3:
Os republicanos defendiam a república, e os federais defendiam o povo.


Pergunta 4:
Montesquieu defendia a idéia de um governo com três poderes.
Quais seriam esses poderes e por que o poder deveria ser dividido?

Resposta 4:
Um eram os burgueses, o outro era o povo, e o outro era o governo.
Não ter vantagens só para um lado.

6 comentários:

Mari disse...

Bom dia André!!!!
Pois é mue querido, a coisa está realmente feia no que se refere à educação neste país. Seja pelo pouco recurso que o governo destina, seja pelo despreparo de alguns mestres, seja ainda pela falta de interesse dos alunos (o que a meu ver é o mais triste de todas as razões).
Obrigada pelo carinho lá no Cantinho...adorei seu comentário, depois comento lá!
Boa semana!
Um beijo

Unknown disse...

Vamos mesmo de mau a pior... hehehehehehe...
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Anônimo disse...

Ah, o ensino médio!!! Bons tempos!
Uma boa também era aquela de biologia, "qual a função do esqueleto?" e a resposta era alguma coisa a ver com o castelo de Greyskull... não lembro muito bem...

André, mudei o nome do blog, na verdade desmudei, rs.
http://notas-descabidas.blogspot.com/

Eu sou doida e indecisa, eu sei! rs.

Porque morrem as palavras? disse...

Estas coisas acontecem!
Coisas descabidas, mas com alguma lógica irracional.
Afinal quem construiu esta sociedade?
Não somos nós os educadores da presente geração de estudantes.
Sou docente, e muitas vezes fico doente, porque sinto que quase ninguém se preocupa com a curva da sapiência e da racionalidade.
Saber para quê?
Feliz Páscoa.

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Ei!
Estou chegando aqui pra conhecer,
ja percebo que vou adorar.
Passa la no meu canto, ha poesia e hj especialmente poema composto pra uma brincadeira
proposta entre blogueiros.
Bjins entre sonhos e delírios

Vanna disse...

Olha, tb tinha dúvida sobre a veracidade das pérolas, mas quando leio os textos dos meus alunos, fico certa do q eles são capazes quando o assunto é dissertar. rs
Abraços, abençoada Páscoa.