terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Curiosidade: a idade do riso

Rir ou chorar? O que é melhor? O que você prefere?

E o que é uma risada? Em primeiro lugar, risada não é a mesma coisa que humor. O riso é a resposta fisiológica ao humor.

A risada consiste em duas partes: um conjunto de gestos e a produção de um som. Quando rimos, o cérebro nos pressiona a realizar ambas as atividades simultaneamente. Quando damos gargalhadas, acontecem mudanças em muitas partes do corpo, até nos músculos do tronco, do braço e das pernas. Sob certas condições, nossos corpos executam o que a Enciclopédia Britânica descreve como "ações involuntárias, expiratórias, vocalizadas e rítmicas", mais conhecida como risada.

Músculos faciais (alguns contam 15, 18, 42..) se contraem e o estímulo do músculo zigomático maior (principal mecanismo que levanta o lábio superior) acontece. [obs: zigoma é agora o nome científico da maça do rosto]. Enquanto isso, o sistema respiratório é interrompido pela epiglote que semi-fecha a laringe, de modo que a entrada de ar ocorre de forma irregular, fazendo você ofegar. Em circunstâncias extremas, os dutos lacrimais são ativados, então, enquanto a boca está abrindo e fechando e a luta pela entrada do oxigênio continua, o rosto fica úmido e geralmente vermelho (ou roxo). Os barulhos que acompanham este comportamento bizarro variam de risadinhas a gargalhadas barulhentas.

Algumas pessoas riem tanto, que até choram de rir, literalmente. Deve ser porque quando você ri, os músculos da face se contraem e assim fazem com que aumente a pressão da glândula lacrimal, então isto faz você chorar (= lacrimejar).

Bom, dizem que "Rir é o melhor negócio, desopila o fígado e não possui contra indicação". Veja artigo completo em:
http://www.artigos.biz/rir-e-o-melhor-negocio-desopila-o-figado-e-nao-possui-contra-indicacao

Mas "sorrir" não é o mesmo que "só rir", nem "sorriso" quer dizer "só riso".

O sorriso é mais sutil que a risada ou a gargalhada. Sorrir é um gesto herdado de animais ancestrais pré-históricos, que tem mais a ver com auto-defesa e preservação: mostrar os dentes era mais um sinal de hostilidade do que de simpatia. O ser humano atual deu-lhe outra conotação. Etmologicamente, sorrir vem do latim "sub-ridere" (= sub-rir, abaixo do rir, quase rir). Algumas informações sobre o sorriso (para quem lê francês) podem ser obtidas em:
http://www.museedusourire.com/faq_sourire.html

E há várias maneiras de sorrir. Confira as várias formas de sorrir em:
http://www.psikontacto.com/docs/artig5-xis370.pdf

Confie na "Força do Sorriso" e veja um artigo em:
http://www.clinicawhite.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=25&Itemid=77

O riso traz muitos benefícios à saúde, além da sensação de alegria. Um artigo sobre "Riso x Saúde" encontra-se em:
http://enfermagemcomentada.blogspot.com/2007/09/riso-x-sade.html

Quer saber como funciona o riso? Não deixe de consultar:
http://saude.hsw.uol.com.br/riso5.htm
Se preferir em inglês, também tem o mesmo em:
http://people.howstuffworks.com/laughter.htm

Outro artigo Super Interessante pode ser lido em:
http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/conteudo_111870.shtml

Curiosidades: Temos mais de 30 músculos faciais que nos permitem realizar expressões tais como: surpresa, alegria, tristeza ou choro. Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 (ou 6?) músculos. Para beijar, 29.
http://www.voxdei.org.br/corpohumano.htm

Para expressar seu mau humor, você precisa movimentar 102 músculos da face. Se você franzir a testa, você contrairá 60 músculos. Para sorrir, muito menos! Então, exercite a lei do menor esforço.

O sorriso contagia e não lhe custa nada. Sorria para seus filhos, para sua esposa ou esposo, para seus pais e para todos aqueles que convivem com você. Ao menos por economia, sorria sempre!

Enfim, rir causa rugas?
Sim, são as rugas de expressão. Mas chorar causa mais.

"Se a vida lhe der 100 motivos para chorar,
mostre a ela que você tem 101 para sorrir!"


Moral da história:
Melhor ser CURIOSO do que ser CUCHOROSO.

6 comentários:

Iara disse...

calma, minutinho.
Agora o fama infame também é dicas de saude??

alguns voce falou do sexo agora fala das risadas, e amanhã?? auauuauaa
Saudações.

Vivian disse...

...você não acredita que eu
lí tudo isso, né?

nem eu...

hunffffffffffffff

bjus

A Senhora disse...

E eu vim aqui... céus!

Mysterious Boy disse...

André nos impressiona cada vez que posta, nunca uma coisa igual ou semelhante a outra..Bem, talvez...Todas são infames !!

Boas férias pra ti.

Andre Martin disse...


Iara Alencar:
Aguarde e verá (ok, esta resposta foi infame!)...


Vivian e A Senhora: Não estou entendeeennnndo... Ora, o texto é bom e legal, fruto de uma árdua pesquisa e séria. Só por causa de uma moralzinha imoral no fim do post (1 única frase - infame, concordo), todo o post merece isto???

E afinal, o que vocês esperavam de um blog que avisa logo de cara a que veio? rsrsrs

Ok, não ligo. Continuem "se ligando" e se "escandalizando", a cada (boa) leitura! rsrs


Mboi: BINGO! Ahá, você pegou bem o "espírito" da coisa. Se houver uma coisa muito igual a outra, pode suspeitar que tem algo errado! Certo? hahahaha

luzdeluma disse...

UAU!!! não sabia de tantas coisas. Já me animava com o fortalecimento dos musculos faciais e abdominais, agora mais ainda!! Feliz natal!! Beijus