segunda-feira, 30 de maio de 2011

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Simples assim


"É perfeitamente 'conclusível' que
meu problema pessoal pode ser resumido
com duas palavrinhas:
COMPLEXO e 'SEMPSEXO'.

Conclusão: é 'SIMPLEXO' assim! (rsrs)
E talvez isto se aplique
à maioria das pessoas...
senão à quase toda humanidade."


Mesdre


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Treze de$Maio


Lei "Áurea", Princesa Isabel, 1888, 13 de Maio. ( veja referência em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_%C3%81urea )


Este ato, neste dia, foi decretada por lei extinta a escravidão no Brasil, e vem sendo comemorado como o Dia da Libertação dos Escravos.

Fim da Escravidão Negra. Alforria geral para todos os negros das senzalas, das fazendas, aldeias e vilas.

Antes, muitos pensavam que nem alma tinham, e que, como os índios, podiam ser tratados como animais, ou objetos, comprados e vendidos.

Estes pobres coitados agora seriam tratados não mais como escravos, mas quem sabe como gente, espera-se de igual para igual, sem distinção de raça ou origem.

De repente, são despejados nas ruas das cidades, sem casa, sem posses, sem bens, sem dinheiro, nem documento. Tornados marginais, frutos da modernidade.

Anos de atraso, maus-tratros e discriminação deveriam ser, de sopetão, ignorados e absorvidos pela sociedade despreparada para isto, titubeante e insegura, sem sua mão-de-obra histórica, ainda com vícios de coronéis e senhores de engenho e de toda uma engrenagem que aceitava e funcionava daquele jeito, torto, errado e injusto.

Enfim, acabou a escravidão!

Acabou?

Só se foi a dos Afrodescendentes (agora não é mais politicamente correto colocar cor nas pessoas, preto é ofensivo, mas pardo e branco ainda não)...

Porque as pessoas continuam "escravas" do emprego e seus chefes, e do salário no fim do mês para pagar as contas e dívidas, que também escravizam... E como! Até mais que antes!!! E a dor mudou das costas para o bolso! E esta escravidção ampliou sua abrangência! Agora alcança quase todos, multicores, e antigos senhores...

Quando teremos realmente o nosso Dia de Libertação? de Liberação? de Liberalidade? de Libertinagem? de Liberdade? de Liber idade? Qual a idade do livro? Hã?


Bônus:

Mais "esc(rav)ituras" em Senhor Escravo